sábado, 24 de julho de 2010

Dores nas Articulações no Inverno

A artrose é uma doença articular na qual o primeiro tecido a ser atingido é a cartilagem – que fica na superfície dos ossos. Atinge, em sua maioria, idosos, e as baixas temperaturas costumam agravar as dores de quem sofre da doença.
Pode aparecer a partir dos 30 anos de idade, mas aos 50 anos a prevalência aumenta bastante e aos 70 anos, estima-se que 85% das pessoas mostrem alterações. Joelhos e coluna cervical são os locais mais atingidos.

Algumas Dúvidas:

Por que as dores aumentam com a queda da temperatura?
A dor costuma se agravar porque no inverno as pessoas ficam mais encolhidas, os músculos mais contraídos, há uma diminuição no fluxo sanguíneo por constrição vascular e a friagem aumenta a sensibilidade.

Quais outras situações podem piorar ou desencadear a artrose?
Existe uma variedade de condições. Após fazer muito esforço físico. Alterações bioquímicas da cartilagem e fatores genéticos também influenciam.

Como tratar a doença?
Antes, a artrose era considerada uma doença progressiva, de evolução arrastada, sem perspectivas de tratamento, encarada por muitos como natural do processo de envelhecimento. Hoje, no entanto, sabe-se que é possível modificar o seu curso evolutivo, tanto em relação ao tratamento imediato, quanto a antecipar os problemas que podem vir a ocorrer.

O que fazer no inverno para minimizar as dores?
Faça exercícios físicos. O ideal é manter a caminhada entre 20 e 30 minutos diários, mas alguns cuidados precisam ser tomados nos dias frios. Aqueça antes de esforços maiores e sempre alongue no final dos exercícios. De preferência, os exercícios devem ser supervisionados por um profissional, já que é preciso fazer movimentos específicos, que não podem ser realizados em demasia ou mesmo em quantidade inferior ao necessário.
Para quem não quer enfrentar as manhãs frias e escuras de inverno, alguns exercícios matinais realizados em casa melhoram a circulação do sangue e podem aliviar bastante as dores.

Restou alguma dúvida? Você tem alguma prática que tem ajudado a combater a artrose? 

O seu comentário é muito importante e pode ajudar outras pessoas que sofrem do mesmo problema!

Fonte: http://www.blogdasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário