O Fisioterapeuta é um profissional de nível superior, legalmente habilitado ao exercício e a responsabilidade técnica em Fisioterapia e Reabilitação, atuando aplicado a diversas áreas clínicas, como neurologia, neuropediatria, pneumologia, traumatologia e ortopedia; ginecologia e obstetrícia, cardiologia, intensivismo (UTI) à veterinária e etc.
Este profissional é habilitado a construção do Diagnóstico Cinesiológico Funcional, segundo a legislação e utiliza esta ferramenta para desenvolver seu plano de trabalho terapêutico.
Na sua formação é importante a obtenção de um conhecimento generalístico em saúde, sendo necessário o curso de disciplinas relacionadas aos conhecimentos de disciplinas de Clínica Médica ( semiologia , fisiopatologia, neurologia, pediatria, cardiologia,pneumologia e etc) e sua correlação com a prática fisioterapêutica. O Fisioterapeuta estuda em média cinco anos em bancos universitários.
As disciplinas envolvem a Anatomia, Fisiologia Humana, Patologia Geral, Patologia de Órgãos e Sistemas, Semiologia (Avaliação do Paciente), Radiologia Aplicada, Cinesiologia Clínica, (Estudo do Movimento Humano e suas implicações Clínico-Funcionais), Cinesioterapia ,Reeducação Funcional, Eletroterapia, Termoterapia, Laserterapia.
O Fisioterapeuta se dedica para a melhora ou re-estabelecimento da função. A funcionalidade dos aparelhos locomotor respiratório e outros sistemas funcionais humanos é a meta do profissional. Para isso conhecimentos sobre a fisiologia, fisiopatologia e a clínica do movimento humano; desenvolvimento e habilidades motoras e técnicas específicas de reabilitação são necessárias.
Quando se fala em movimento humano o contexto envolvente não só alude o ato de caminhar ou elevar um braço, mas também o simples ato de ficar em pé (equilíbrio estático); ou mesmo sentar ou deitar. Isso porque Movimento Humano também equivale ao simples respirar (mecânica ventilatória), contração dos ventrículos cardíacos em ritimos e intensidades variáveis; equivale as alterações de diâmetros de brônquios e vasos sanguíneos; ou batimento de cílios das vias respiratórias que mantém hígidos os pulmões; equivale ao fluxo de íons e axoplasma nos tecidos que controlam todas as funções do corpo. Corpo que em situ precisa estar em movimento, mesmo que para erguer-se, respirar, reproduzir, parir, trabalhar ou se alimentar.
Áreas de Conhecìmento do Fisioterapêuta: Conhecimentos ministrados ao longo da formação do Fisioterapêuta
-
Fisioterapia Clínica
-
Eletroterapia
-
Laserterapia
-
Fisiologia Humana
-
Anatomia Humana
-
Semiologia
-
Fisiologia do Exercício
-
Fisiopatologia
-
Cinesiologia : Movimento Humano
-
Neurociências
-
Neurologia e Neuropediatria
-
Cardiologia
-
Pediatria
-
Ergonomia
-
Biofísica
-
Física
-
Bioquímica
-
Microbiologia e Imunologia
-
Patologia
-
Psicomotricidade
-
Psicologia
-
Reabilitação Pulmonar
-
Reabilitação Cardiovascular
-
Radiologia
-
Facilitação Neuromuscular Propioceptiva
-
Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática
-
Manipulação Articular
-
Massoterapia
-
Mobilização Neural
-
Croquetagem Mioaponeurótica
-
Biofeedback e Incontinência Urinária
-
Biofeedback e Problemas Respiratórios Diversas Áreas...